O atraso na entrega da adutora do córrego Mombaça, em Itu (SP), se deve, segundo a concessionária Águas de Itu, a um impasse entre as construtoras Contern e Engefor Mix, contratadas para a execução das obras e construção das estações elevatórias que farão parte do complexo. A adutora deveria ter sido entregue no fim de março.
A Contern pertence ao grupo Águas de Itu e ficou responsável pelas obras, mas repassou os serviços de mão de obra para a Engefor Mix. Porém, segundo a Engefor, a obra não foi concluída na data prevista em virtude de atrasos no pagamento e de demora na entrega do material, que, por contrato, sempre foi de responsabilidade da Contern.Em virtude desses problemas, a Engefor Mix informou à Contern, através de notificação extrajudicial, sobre a paralisação da prestação dos serviços, já que a dívida se aproxima de R$ 2 milhões. No mesmo dia, a Contern também fez uma notificação extrajudicial informando que encontrou inconformidades na obra e que seria necessário refazer alguns serviços no prazo de 48 horas. A Contern ainda conseguiu uma liminar para garantir que todo o material comprado pela Águas de Itu fosse devolvido.
Com isso, a Engefor foi desligada pela Águas de Itu. A Contern, que estava como intermediadora entre a Águas de Itu e a Engefor Mix, vai assumir integralmente a obra. Porém, algumas questões burocráticas ainda precisam ser resolvidas entre a prefeitura e a concessionária, para que, só então, as obras sejam retomadas.
A nova previsão da Contern é de que a obra seja finalizada até o fim de maio. A adutora do Mombaça é apontada como uma solução para a falta de água em Itu.
Sobre a adutora
A adutora tem 22.500 metros de extensão. Estima-se que, até o presente momento, a Engefor Mix Saneamento e Construções concluiu cerca de 97% da rede, 45% da elevatória do Pau D´Alho e 15% da elevatória do Mombaça.
A adutora tem 22.500 metros de extensão. Estima-se que, até o presente momento, a Engefor Mix Saneamento e Construções concluiu cerca de 97% da rede, 45% da elevatória do Pau D´Alho e 15% da elevatória do Mombaça.
Já segundo a Águas de Itu, até o dia 30 de março, as obras de implantação da Adutora Mombaça atingiram 98% do assentamento dos tubos e aproximadamente 30% da construção das duas estações elevatórias que farão o recalque da água captada nos ribeirões Pau D´Alho e Mombaça até a ETA 1.
0 comentários:
Postar um comentário